RPM

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O que é RPM?

Bem-vindo à revolução do fitness sobre rodas! O RPM Cycling é diversão de grupo, com ótima música - sem competição. A instrução de um profissional durante 45 minutos lhe ajudará a ganhar terreno com ritmo e toda a energia de um pequeno concerto de rock. O RPM é um treinamento impressionante por melhorar sua capacidade aeróbia e resistência anaeróbia.

A música desenha o trajeto no qual seu corpo queima calorias e fortalece seu corpo. Junto com a instrução de seu professor e a motivação de seu grupo, você experimentará subidas lentas, pequenos tiros e giros de recuperação que não representam nenhuma barreira de coordenação ou motivação.

Cada treinamento é executado em bicicletas estacionárias que maximizam a experiência indoor. Disponível com rodas fixas ou livres, as bicicletas do RPM vêm com guidão, bancos e pedais ajustáveis para maximizar seu conforto.Adequando-se a homens e mulheres, o RPM é o treinamento livre de impacto perfeito para todos os níveis de condicionamento físico. O próprio ajuste da carga permite o controle da intensidade e manutenção do ritmo.

Com a ajuda de seus companheiros, explorar os seus limites físicos se torna divertido. Não importa qual seu nível, é tudo uma questão de chegarem juntos ao final. O sucesso do RPM pode ser atribuído aos seus princípios básicos: ciclismo pré-coreografado, música inspiradora e professores que vivam para o ciclismo em grupo. Com muito giro, suor e uma indescritível sensação de liberdade, o maior programa de ciclismo indoor do Brasil e do mundo é um verdadeiro incinerador de calorias.

O RPM é o único programa mundial de ciclismo indoor testado trimestralmente em uma amostra de aproximadamente 1000 pessoas entre 16 e 65 anos e elaborado por uma equipe multidisciplinar (professores, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e outros pesquisadores). Os professores RPM passam por atualizações periódicas e a aula tem um consumo comprovadamente maior que qualquer outro similar: média de 700 calorias em 45 minutos, transformando-o no maior “calorie killer” da atualidade.

RPM em inglês significa “Rodando em Poderosas Músicas”…, mas até chegar lá você será orientado pelo seu professor RPM a potencializar habilidades para alcançar seus objetivos pessoais. Não importa qual é o seu nível de aptidão, pois chegaremos juntos no final. O RPM traz resultados para você e poderá ser o treino da sua vida… RIDING on POWERFULMUSIC!!

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Benefícios do RPM

O RPM busca a aptidão física para o dia a dia e o bem estar. Sendo um trabalho cardiovascular ele proporciona um desafio considerável através de diferentes terrenos, cadências e posturas. Baixos padrões de coordenação e o ajuste da resistência feito pelo próprio aluno encorajam uma grande população a participar, completar o treino, atingir metas pessoais e voltar novamente. A estrutura e o conteúdo do programa geram uma demanda nos sistemas energéticos neuromusculares, ao passo que promove uma série de benefícios no sistema cardiovascular, resistência muscular e queima de gorduras.

Para os adeptos fervorosos do fitness coletivo, o RPM é um treinamento cruzado interessante e para aqueles que fazem uma atividade física mais moderada é um ótimo treinamento cardiovascular. Para quem não é habituado a prática de atividades aeróbicas, o programa é uma opção mais amistosa de iniciação ao exercício em grupo com música. Para iniciantes e para aqueles com um histórico de lesões ligadas ao alto impacto, a natureza isenta de impacto do ciclismo faz do RPM uma opção muito atrativa.

Benefícios:

  • Emagrecimento: a natureza intervalada do RPM exige grande demanda do sistema aeróbio, resultando uma rápida depleção dos estoques de glicogênio. Durante o processo de recuperação ocorre aparentemente grande demanda por gorduras como fonte de energia.
  • Ganhos de força: geralmente são expressos através de uma maior resistência de força nos membros inferiores, isto é, por quanto tempo você pode pedalar e que resistência você usa. Estudos indicam que a maioria dos músculos existentes nas pernas e quadril são solicitados durante as fases do ciclo do pedal, incluindo grupos estabilizadores das costas.
  • Densidade óssea: um fator chave no estímulo para aumento da densidade óssea é a prática de atividades mais intensas do que as do seu dia a dia. Estudos sugerem que o treinamento intervalado, a exemplo do que ocorre no RPM, é um método efetivo para o aumento da densidade óssea, além dos demais benefícios relacionados a prática de exercícios aeróbios regulares.
  • Aumento da disposição: o treinamento intervalado conduzido através da música estimula a secreção de hormônios (endorfinas) e promove emoções que reforçam a experiência positiva do exercício. É largamente aceito que as formas de movimento que interpretam a música dramaticamente podem também ter efeitos terapêuticos emocionais. Os alunos assíduos das aulas de RPM experimentam sentimentos como prontidão, vigor e vitalidade.
  • Sociabilização: pedalar sozinho exige disciplina e motivação própria. O contato social do RPM gera uma opção atrativa para os menos disciplinados e menos motivados. Exercitar-se desta maneira também oferece grande potencial para interagir com outras pessoas, encorajar uma experiência memorável e a aderência.
  • Saber o que esperar em uma sessão de treinamento: a estrutura pré-coreografada permite que você não tenha "surpresas desagradáveis" decorrentes da cíclica falta de motivação dos professores. As aulas têm sempre uma curva de esforço semelhante e o aluno pode vir em qualquer dia sem perder o princípio da adaptação.
  • Evitar lesões por empirismo na elaboração do programa: o RPM é testado trimestralmente, confirmando a segurança das aulas antes de serem ensinadas a você.
  • Opções para os novatos: o RPM permite que qualquer pessoa sem restrição médica possa treinar, posto que a curva de esforço pode ser mais ou menos intervalada dependendo do aluno e da orientação insividual do seu professor.
  • Mais atenção do professor: a planinha de treino testada antes de você pedalar permite que o professor tenha você como foco principal, e não a coreografia da aula.
  • Discoteca RPM: cada professor tem centenas de músicas e coreografias para cada trecho da aula, criando combinações infinitas que agregam mais valor pela diversidade musical.
  • Maior consumo calórico: o RPM é comprovadamente o maior "calorie killer" do mercado (maior consumo calórico por minuto*), consumindo médias entre 700 e 840 Kcal* por sessão devido à maior alternância de intensidades e giros do programa.
  • Lançamentos das novas classes: os eventos de lançamento dos novos "mixes" garantem a renovação da motivação entre os alunos e fazem parte do folclore do programa, formando “tribos” de bikers.
  • Site exclusivo para consulta e pesquisa: a qualquer momento o aluno pode acessar o nosso site e tirar dúvidas sobre o RPM ou sobre o seu próprio treinamento, aumentando seus resultados no programa. Alem disso, as comunidades virtuais globais do programa inserem você no mundo RPM!
  • Versatilidade em viagens: sempre que viajar você pode procurar no nosso site as academias licenciadas no RPM do seu destino e não perde a seqüência do seu treinamento!
  • Você é parte de uma tribo ÚNICA no ciclismo indoor!

Qualidade controlada

Os programas da LES MILLS são únicos quanto ao treinamento e formação dos professores responsáveis pelas aulas. A atualização trimestral garante ao aluno praticar uma atividade na qual seus mestres foram exaustivamente preparados para cumprir sua função, sem colocar seu corpo em risco. Somente professores certificados podem ministrar aulas nas academias licenciadas.

Approved


Dicas

Leve sempre toalha e garrafa com água ou isotônicos. A desidratação sempre vem antes da sede e neste treino você vai perder bastante liquido.

Beba antes, durante e depois de pedalar. Não existe hora marcada para se hidratar.

Adquira bermudas de ciclismo, pois estas tem proteção abaixo do quadril e lhe trarão mais conforto ao pedalar. Algumas pessoas se sentem melhor usando também capas de gel para o banco, porém ciclistas competitivos usam somente a bermuda ciclista.

Chegue 10 a 15 minutos antes de iniciar a classe. Assim você conversa com seu professor, tira dúvidas mais urgentes e se diverte com seus amigos antes de suar.

Verifique se a sua academia tem pedais de encaixe, pois assim que sentir-se adaptado ao programa poderá comprar sapatilhas de ciclismo. Como qualquer esporte, o ciclismo também precisa de roupas e acessórios específicos quando aprimoramos nossa performance. As sapatilhas melhoram a técnica, o desempenho e o comportamento esportivo, além de serem muito mais duráveis que os tênis esportivos!

Respeite seu corpo. O RPM tem várias opções de intensidade para os diferentes níveis de aptidão física. Converse com o seu professor sobre a sua experiência com ciclismo e progrida com segurança.

Divida as suas refeições em 4 a 6 vezes ao dia. Freqüências maiores melhorarão sua performance e manterão seu metabolismo “ligado”.

Não treine em jejum. Alimente-se corretamente antes de pedalar e rode melhor. Se necessário, consulte um nutricionista desportivo.

Ajuste a bicicleta de acordo com as sua dimensões pessoais. Este é o primeiro passo para pedalar com conforto.

Durma bem. Esqueça os problemas do dia-a-dia nessa hora. Afinal, dificilmente os resolverá com insônia. Noites de sono tranquilo aceleram o metabolismo e queimam mais calorias em repouso.

O dia que antecede o repouso mais prolongado deve ter o treino mais forte da semana, portanto sexta-feira é dia de treino! Deixe a sua folga para um dia no meio da semana e o domingo.

Nos dias de folga do RPM, faça alguma atividade complementar (alongamento, BODYBALANCE, BODYJAM, caminhada, etc). Seu corpo foi criado para se locomover, exercitar e outros estímulos melhoram a sua aptidão.

Aproveite seu treino para fazer novas amizades. Grupos de ciclistas encorajam-se uns aos outros a continuar treinando.

O RPM é mais uma modalidade do ciclismo, por isso ande de bicicleta também! É mais ecológico que carros à combustão. Quando andar de carro, não esqueça de respeitar os ciclistas.